domingo, 23 de março de 2008

Tipos de magma

Existem vários tipos de magma, mas dois deles são responsáveis por quase todos os tipos de rochas magmáticas.


Magma Granítico (Anatéxico)

Responsável por 95% das rochas de plutonismo;
Rico em sílica;
Muita viscosidade;
Pequeno deslocamento;
Resfriamento e solidificação lentos;
Origina rochas intrusivas.




Magma Basáltico

Responsável por 98% das rochas de vulcanismo;
Pobre em sílica;
Pouca viscosidade;
Grande deslocamento;
Resfriamento e solidificação rápidos;
Origina rochas extrusivas.

Um comentário:

Anônimo disse...

olá queria que me tirassem uma pequena duvida se puder ser. Estou a estudar biologia e geologia para o exame e entao o meu livro tras uma figura semelhante à que se situa no blog. Entao a minha duvida é a seguinte:a origem de lavas basalticas possui baixa concentração em silica no entanto tambem possui uma baixa viscosidade. Para mim um baixo grau de viscosidade seria uma lava fluida liquida quase, e nao a que apresenta na imagem. Se a imagem que têm no site fosse definitivamente magma basaltico, entao nao teria grande grau de viscosidade? =x